quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

SUBTENENTE JULIO, UM HOMEM DE LUTA


Neste final de ano, irei homenagear e divulgar a história de um homem corajoso, dedicado, lutador e defensor da classe policial Militar do Rio Grande do Norte.

Estando navegando na internet esta manhã, encontrei o blog do Subtenente Julio Ribeiro Rocha.

Esta página na realidade é uma autobiografia do ilustre Subtenente Julio, o mesmo conta a história da sua vida, suas dificuldades e aflições, até o seu ingresso na gloriosa, quando participou dos movimentos de 1963 e de 1992.

O movimento de 1963 teve o exercito cercando o Quartel da PMRN com tanques e aviões sobrevoando a área de conflito. Durante este movimento o então Sargento Julio participou ao lado do presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, Sargento Gil.


Em 1992 estando no cargo de presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, buscou novamente uma melhoria para os policiais militares do nosso estado.


“Muitos dos nossos defensores e lutadores por uma polícia melhor tanto para os policiais quanto para a sociedade são esquecidos e não reconhecidos por este trabalho, o Sub Julio é um destes homens, que toda vez que eu vejo dou um abraço e agradeço por ter lutado em favor dos homens que compõe esta instituição, Polícia Militar do RN.”


Trecho do Blog do Sub Julio:
A parada militar

Chegou o dia 7 de setembro - dia da Parada Militar. Foi num sábado. Enquanto acontecia o desfile, a população lia nos jornais da cidade a situação dramática dos policiais militares. As manchetes enriquecidas por toda aquela situação deplorável que efetava profundamente a vida da comunidade miliciana, deixavam a população pasma.

O jornal que as publicava com fervoroso destaque era o da igreja Católica - A Ordem -, cujo título colocava em xeque-mate o descaso do governo diante da função policial de um pai de família faminto.

“FOME E HUMILHAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR”.

A polícia militar que carregava através dos tempos uma história cheia de glórias e tradições, via os seus integrantes enfrentarem um dos piores dramas da corporação: O DRAMA DA FOME.
Dos jornais destacamos estes trechos:
“... Logo mais, os bravos soldados da Polícia Militar estarão desfilando, no seu uniforme de gala, pelas ruas da cidade, comemorando a data magna da nacionalidade. Se desviarmos a atenção da vistosa farda e a fizermos nos rostos, havemos de descobrir os reflexos da subnutrição desses homens, nos olhos encovados, nas rugas prematuras, na expressão de fadiga. Eles são vítimas de uma injustiça social com que urge terminar”.
Chocante mesmo era este destaque em outro jornal:

“Ser soldado da polícia é um título de mendicância. Ouvimos de uma freira que dirige uma casa de assistência num dos bairros pobres da cidade, que quando aparece alguém da família de um soldado pedindo auxílio, surgem logo os protetores voluntários: IRMÃ, AJUDE ESSA MULHER, QUE O MARIDO É SOLDADO DA POLÍCIA...”

E finalizava, dizendo:

“A Polícia Militar é hoje um regimento de homens infelizes, párias sociais..."
Acompanhe todo o conteúdo através deste link:
http://ribeirorochajulio.no.comunidades.net/index.php?pagina=1959345761

FONTE DO CABO HERONILDES

3 comentários:

  1. Salários baixos e insatisfação dos PMs
    Venho lendo os blogs dos Policiais Militares do Rio Grande do Norte, e os leio com muita apreensão, pois através dos quais os PMs estão externando a sua insatisfação em conseqüência dos salários baixos que o Governo do Rio Grande Norte está nos pagando. Eles – os meus companheiros de farda – tem justa razão, todavia, é necessário que se faça uma reflexão quanto ao nível no manuseio do vocabulário que muitos estão utilizando. É lógico que o cidadão zeloso para com a sua família tem os seus momentos de desespero quando percebe que a seu lar está carregado de coisas que só lhe constrange. E a pior de todas é a falta de recursos financeiros que garantam a abastecimento do seu sagrado lar, a fim de atender as necessidades básicas e vitais de sua querida família, vendo seus filhos privados do que lhes é mais essencial para a sobrevivência humana, por receber um salário que não atende a estes indispensáveis requisitos, isto sem se falar da manutenção dos filhos na escala, pagamento de água, luz e aluguel de casa, vestuário para ele e sua família, incluindo-se-lhes também assistência médico-hospital, já que o governo tomou o hospital, que era só nosso, entregando-o ao SUS – Sistema Único de Saúde-, decisão esta em nada salutar, deixando-nos entregues à má eficiência de um sistema falido, que não presta uma assistência médico-hospitalar de qualidade.
    Realmente, a situação é de revolta, e vai refletir diretamente na qualidade do serviço prestado pelo operador de segurança pública – o administrador de conflitos sociais -, que não está nem conseguindo administrar os conflitos dentro do seu próprio lar, nem tampouco, consegue conter o que lhe à mente, e assim joga para fora o monstro que o devora por dentro ao proferir palavras de baixo nível, contudo, não deixa de ser um brado de socorro! Eu existo e mereço ser tratado com dignidade. Deste modo, ele exterioriza o seu mais profundo sentimento, que dói, que o maltrata tanto.
    As entidades representativas dos PMs não podem ficar na omissão, posto que o problema é sério. O homem cheio de sentimentos, boa coisa não faz!
    Estas entidades precisam aprender a negociar, pois o último reajuste concedido à tropa - fruto de uma proposta apresentada pelas associações - foi um verdadeiro desastre, vez que o PM recebeu tão-somente 34 reais de reajuste no soldo, todavia, a proposta a apresentada era de 20%, seria, portando, o soldo seria de 612,00, porém, o soldo não passou de 544,00. O governo deu o tremendo calote nos PMs, e acredito que eles nem perceberam.
    Todas as categorias tiveram grandes conquistas; como exemplo citamos os policiais civis, os quais tiveram uma melhoria bastante acentuada no mês de outubro de 2010 e terão outra melhoria no mês de maio deste ano de 2011– melhor do que a primeira.
    Natal/RN, 25 de fevereiro de 2011.
    Sub Júlio

    ResponderExcluir
  2. LUTEMOS PELO SUBSÍDIO
    Nós, policiais militares, do Rio Grande do Norte, passamos por grandes momentos em defesa dos nossos salários.
    Em 1969, aprovação do Código de Vencimentos e Vantagens da PM - Lei 3.775/69.
    Em 1989, quando da reforma constitucional do RN, abria-se uma grande oportunidade para conquistarmos salários condignos. Os clubes dos Oficiais e dos Subtens e Sargentos prepararam uma proposta que estabelecia ao cel PM um soldo nunca inferior a 10 salários mínimos, aplicando-se o índice do escalonamento vertical para os demais segmentos hierárquicos, conforme determinava a Lei 3.775.
    Ocorre, que aquela proposta foi torpedeada pelo Comandante Geral da PM, que proibiu os dois presidentes de procederem quaisquer propostas à Constituinte, pois ele era o comandante!..., sabia fazê-lo. Realmente o fez. Todavia, para nossa tristeza no lugar do coronel foi colocada a figura do aluno-soldado, sem, contudo, colocá-lo como base para os cálculos dos segmentos subseqüentes.
    Promulgada a Constituição Estadual, eis que constava escrito no seu art. 31, § 7º “Ao aluno-soldado é garantido soldo nunca inferior ao salário mínimo vigente”.
    De fato, ao aluno-soldado foi-lhe dado tal direito, mas o resto da tropa ficou chupando o dedo.
    Se o comandante houvesse considerado a proposta das associações, os nossos soldos hoje teriam a seguinte hierarquia de acordo com o índice do Escalonamento Vertical, tomando-se como base o que determina a lei já citada: coronel: 5.450,00; tenente-coronel:4.905,00; major: 4.360,00; capitão: 3.815,00; 1º tenente: 3.270,00; 2º tenente: 2.888,50; Subten: 2.452,50; 1º sargento:1.907,50; 2º sargento: 1.744,00; 3º sargento: 1.635,00; Cabo 1.308,00; Sd PM: 1.090,00; Aluno-soldado: 545,00; acrescentando-se as vantagens e gratificações, citando apenas alguns exemplos, teríamos: coronel – soldo+(CSP, GRV, Aux. Moradia e Gratificação de Função)=15.835,76; 2º tenente – soldo+( CFO,GRV, Aux. Moradia e Gratificação de Função)=5.934,46; Subten – soldo +(CAS+ GRV, Aux. Moradia e Gratificação de Função)=5.404,06; SdPM - soldo +(CFSd,GRV, Aux. Moradia e Gratificação de Função)=2.502,00; isto sem computar os aux transporte, aux fardamento e tempo de serviço.
    Hoje, nós estamos vivendo um novo sonho, que precisa, urgentemente, ser transformado em realidade, que é a aprovação do SUBSÍDIO, que está sendo bem aceito pelos oficiais e praças, cuja união eu não via há mais de 40 anos. Do meu ponto de vista, tal negociação requer muita habilidade e adesão total de todos os segmentos da corporação, isto porque o governo do Estado tem sinalizado para outras categorias pouca disposição para negociar. Esclarecendo melhor, basta citar os direitos conquistados pelos policiais civis e autorizados por lei desde 2010. Por outro lado, a Chefe do Executivo Potiguar, quando Senadora, mostrou a sua sensibilidade pela causa dos PMs na luta pela aprovação da PEC 300. Agora, como governadora, mudaria sua Excelência o seu conceito quanto aos direitos dos PMs?
    Ademais é de bom alvitre dizer que os policiais militares, como gerenciadores de conflitos sociais, que asseguram ao cidadão o direito de ir e vir, com o sacrifício das suas próprias vidas, são, portanto, merecedores de salários dignos e compatíveis para com a função que exercem.
    Venho acompanhando vários blogs administrados por policiais militares, e é através destes veículos que os PMs têm externado a sua insatisfação com os baixos vencimentos pagos pelo governo. Muitos divulgam o que estão recebendo e gastando, ficando no vermelho,sem contudo, honrar os seus compromissos, incluindo até medicamentos e comida.
    Antes de administrar os conflitos alheios, o homem deve cuidar da administração dos conflitos no seu próprio lar.
    Natal/RN, 10 de maio de 2001.
    Julio Ribeiro da Rocha
    Subten PMRR/RN

    ResponderExcluir
  3. DEIXAR OS INATIVOS FORA DO SUBSÍDIO É UMA ATITUDE PERVERSA E DANOSA. É APLICAR O GOLPE DE MISERICÓRDIA NAQUELE QUE ESTÁ SÓ ERQUEJANDO. ESTA MALDADE CARECE, URGENTEMENTE, DE REPARO. ESTA NÃO É A RECOMPENSA QUE MERECEMOS, POSTO QUE, ELA É MALIGNA. PORTANTO, VAI NA CONTRAMÃO DOS CAMINHOS DO SENHOR NOSSO DEUS.
    WILMA TAMBÉM ADOTOU ESTA POSTURA, E RECEBEU A RECOMPENSA NA ELEIÇÃO PARA O SENADO FEDERAL. NÃO ESQUEÇA SUA EXCELÊNCIA, A GOVERNADORA ROSALBA, QUE EM TODOS OS RECANTOS DESTE SOLO POTIGUAR RESIDEM POLICIAIS MILITARES ATIVOS E INATIVOS, E SEUS FAMILIARES. SOMOS ELEITORES!... TODOS NÓS TEMOS AMIGOS, TAMBÉM ELEITORES!... DAÍ, PROSPERANDO ESTA JUDIAÇÃO, A RESPOSTA SERÁ DADA NAS URNAS.

    ResponderExcluir

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES  NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA WEB, COM 15 BLOGS E 1338 LINKS, CRIADO EM 28/12/2008, PELO STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA

http://img713.imageshack.us/img713/1051/oestems.gif

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.

Minha lista de blogs